Storytelling: A arte de encantar usando histórias

Storytelling: A arte de encantar usando histórias

A contação de histórias sempre fez parte das relações humanas, seja ajudando a manter tradições, facilitando ensino ou como forma de entretenimento. Histórias bem contadas podem causar efeitos como: empatia, engajamento, senso de comunidade, superação, etc.

Storytelling é um termo relacionado à narração de histórias. É uma técnica muito utilizada no marketing para atrair a atenção e causar identificação com o personagem.

A importância da narração de histórias

Nessa era em que há tanta informação chegando ao mesmo tempo, uma história bem contada e que passe uma mensagem relevante consegue chamar nossa atenção. Por isso é importante que, em vez de apenas apresentar o que fazemos ou o produto que vendemos, compartilhemos com o público nossa história, nossa missão e como aquilo que fazemos é um meio de alcançar aquele objetivo maior.

Quando o receptor se conecta emocionalmente com essa história, costuma compartilhar com outras pessoas e guardar aquela marca na memória. É essa conexão emocional e a sensação que o contato com a marca provoca, que a torna insubstituível para aquela pessoa.

Técnicas de Storytelling

Há diversas técnicas para criar uma narrativa de sucesso. Para conhecer algumas delas, assista o vídeo abaixo, do canal Viver de Blog.

Marcas que souberam usar (muito bem) o storytelling

Selecionei alguns vídeos que exemplificam como uma boa narrativa pode gerar interesse, emocionar e viralizar.

VIVO – Eduardo e Mônica

Uma excelente sacada da VIVO, que escolheu fazer um filme da clássica histórica do casal Eduardo e Mônica, título da canção da Legião Urbana.

Jonny Walker – O homem que andou ao redor do mundo

Tem que ter criatividade e fazer muito bem feito para que um comercial um tanto quanto longo prenda a atenção.

Volkswagen – A despedida da Kombi

Presença confirmada na maioria das palestras sobre storytelling, neuromarketing e afins. O vídeo de despedia da Kombi surpreende pela forma como conseguiu personificar o veículo, lhe dando sentimentos, uma voz e uma missão. Vale à pena (re)ver.

União – Doces Notícias – Todo sonho é possível quando existe união

Esse é daqueles comerciais pra emocionar o público, contando história de gente como a gente e nos inspira a seguir nossos sonhos.

Encantando clientes com Storytelling

O seu cliente ideal se identifica com a história de sua marca, com seus valores, e principalmente, com a mensagem que ela transmite. Além disso, brandlovers (fãs da marca) adoram ser protagonistas, e geralmente contam uma história pessoal para justificar o amor por sua empresa.

Você pode utilizar o Storytelling e vender mais por meio de técnicas de encantamento aplicadas na publicidade, cinema e grandes marcas. Assista abaixo uma aula gratuita de Murillo Leal, que se tornou referência no LinkedIn contando histórias por meios de conteúdo.

Quer aprender Storytelling para vendas e marketing? Conheça o curso completo do Murillo Leal e encante seus clientes!

 

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