6 indicadores de um relacionamento saudável com clientes

6 indicadores de um relacionamento saudável com clientes

Todo relacionamento precisa de cuidados para se manter firme, e com o consumidor não é diferente. Quer saber se está mantendo um relacionamento saudável com clientes? Confira neste artigo seis indicadores de uma parceria de sucesso.

1. Troca

Relacionamento é uma via de mão dupla. O cliente deposita tempo, recursos e confiança em seu serviço, portanto, espera em troca sua dedicação em entregar o melhor.

2. Confiança

Confiança é imprescindível em qualquer relacionamento. O consumidor precisa sentir que pode contar contigo e que você genuinamente se preocupa com seu sucesso.

3. Diálogo

Este item está muito ligado aos anteriores. Não há tranquilidade maior para o cliente do que saber que o fornecedor mantém um diálogo constante, como:

  • avisar previamente sobre alguma manutenção ou imprevisto;
  • informar quando alguma outra solução no portfólio tiver maior aderência;
  • acompanhar a utilização da solução, enviando dicas de como obter mais sucesso;
  • realizar pesquisas de satisfação;
  • parabenizar pelas conquistas.

4. Demonstrações de afeto

Seu cliente precisa se sentir importante. Há diversas maneiras de demonstrar gratidão: contato em datas especiais, brindes personalizados, conteúdo relevante, são alguns exemplos. Já recebeu e-mail de alguma empresa dizendo que faz tempo que você não aparece e que eles estão sentindo sua falta? Ou indicando o item X porque é semelhante ao item Z que você consome bastante? Mensagens como essa são resultado de acompanhamento e fazem parte da estratégia de fidelização.

5. Disposição

Dá pra ter uma relação saudável com uma empresa que nunca está disponível quando você precisa? Não atende o telefone, não responde (ou demora dias pra responder) um e-mail, não cumpre o SLA e te deixa a ver navios? Dá calafrios só de imaginar, né? Informe como pode ajudar seu cliente, os canais disponíveis para contato e horários de funcionamento.

6. Independência

Lembra da época do aparelho celular que te prendia à uma operadora? Você pagava pelo aparelho, mas não tinha a liberdade de escolher qual a operadora iria prestar o serviço! Ainda bem que hoje temos a portabilidade e não passamos mais por isso! Mas, por que entrei nesse assunto? Porque é angustiante estar com um fornecedor por falta de opção. Não há nada de saudável nesse tipo de relacionamento.

Pense nas empresas que estão fazendo sucesso hoje: elas não têm clientes, e sim fãs!  Pessoas que escolheram essas empresas e estão com elas porque querem. Não estão ali porque não podem pagar por outra, porque é a única opção do mercado, ou por estarem presas a um contrato. Mesmo sendo livres para ir embora quando quiserem, estão ali porque amam a marca! E quem ama demonstra, compartilha os bons momentos juntos e apresenta para os familiares e amigos.

Fez o checklist? Se sua história com seus clientes possui as características acima, parabéns! Você tem tudo para viver um relacionamento saudável e duradouro. Se falta alguma coisa, dedique-se a consolidar essa relação e fidelizar seu público.

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