Gratidão: parte importante do relacionamento

Gratidão: parte importante do relacionamento

11 de Janeiro é o Dia do Obrigado, data que tomou força através de um movimento nas Redes Sociais no ano de 2012. Demonstrar gratidão pela parceria, preferência e engajamento de seus clientes é uma parte muito importante do processo de fidelização. E como exercer a gratidão não precisa se limitar ao Dia do Obrigado, neste post vamos falar sobre formas de agradecer.

Pelo que ter gratidão?

Como em qualquer relacionamento, o agradecimento faz parte do dia a dia, cada vez que o outro toma uma atitude que nos faz bem de alguma forma. Alguns exemplos:

  • no momento de boas-vindas, aproveitar para agradecer pelo interesse em seu conteúdo/produto;
  • ao receber elogios;
  • ao receber sugestões, críticas e reclamações. Esses itens contribuem para a melhoria do seu negócio;
  • quando o cliente completa aniversário de cadastro/primeira compra;
  • ao atingir um determinado número de seguidores nas Redes Sociais ou inscritos em seu canal de vídeos.

Como agradecer?

Todos os canais de comunicação que você possui podem ser instrumentos de gratidão (e-mail, telefone, redes sociais, etc.). Faça uma segmentação considerando alguns critérios relevantes para seu negócio (tempo de relacionamento, ticket médio, influência, etc) e defina as ações de acordo com essa elegibilidade. Segue um exemplo de ação de aniversário utilizando o fator tempo de casa como critério:

  • 1 ano – e-mail;
  • 2 anos – ligação + mensagem nas redes sociais;
  • 3 anos – mala direta;
  • 4 anos – brinde + mensagem;
  • 5 anos – presente personalizado + carta escrita à mão.

As ações realizadas dependem de alguns fatores – orçamento disponível para ações de relacionamento, quantidade de clientes e critérios de elegibilidade são alguns exemplos. Por este motivo, não há uma “receita de bolo”.

Uma dica é sempre alinhar as ações à sua marca em cada detalhe: cultura da empresa, tom verbal, fonte utilizada, cores, tema, etc. Quer um exemplo? Basta dar um Google em “presentes Nubank” e ver como tudo é alinhado à marca e ao contexto do atendimento realizado.

Campanhas inspiradoras com o tema gratidão

Compartilho abaixo duas campanhas que tem relação com agradecimento para te inspirar:

Coca-Cola Brasil – 6224 Obrigados

Esta campanha tem como protagonista a atriz Isis Valverde, que conta sua história e aproveita para agradecer de forma especial a cada um dos habitantes de sua cidade natal. O vídeo, postado em dezembro de 2016, conta com mais de 12 milhões de visualizações.

True Move H – Giving

A campanha chamou a atenção pela sensibilidade e o fato de em nenhum momento mencionar ou mostrar um produto. O vídeo conta a história de um menino que acaba furtando um remédio na tentativa de ajudar sua mãe doente. Um dono de restaurante presencia a situação e paga pelo remédio, além de entregar uma sopa para ajudar na recuperação. Trinta anos depois, o dono do restaurante fica muito doente, e sua filha está desesperada. E aí o menino, já crescido, tem um papel importante nesse momento. Abaixo, segue o vídeo legendado, mas você pode ver o original no canal da True Move.

Finalizo este post agradecendo a todos os leitores do blog e seguidores da Fan Page do Facebook. Obrigada por dedicar uma parte de seu tempo para ler, curtir, compartilhar e ajudar a espalhar o encantamento por aí.  🙂

2 Replies to “Gratidão: parte importante do relacionamento”

  1. Gratidão é sim o maior exemplo de humanidade que podemos ter com o próximo. Esse sentimento é um elo que jamais se rompe e tende a ficar mais forte com o passar dos anos. Lindo post e parabéns por lembrarmos desse sentimento tão único que merece tamanha atenção em dias cada vez mais corridos.

    1. Oi, Elias.

      Bela reflexão! Quanto mais somos gratos por tudo que recebemos, mais situações gratificantes surgem. É um ciclo virtuoso.
      Obrigada pela contribuição através de seu comentário. 🙂

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