Encantamento na prática: 3 ações realizadas e 3 lições aprendidas

Encantamento na prática: 3 ações realizadas e 3 lições aprendidas

Clientes, fornecedores e colaboradores são pessoas. Cada uma com gostos, desafios, qualidades e desejos únicos. Quando você foca no indivíduo, surpreende além das expectativas. Por isso, escolhi 3 surpresas que realizei com a ajuda de seres encantadores (amigos engajados com a tarefa de surpreender alguém). Encantamento na prática! Espero que essas ações te inspirem!

Encantamento na prática – 3 ações realizadas

1. Missão: Aniversário

Cenário: Descobrimos nos 45 do segundo tempo, graças a uma notificação de Rede Social, que uma colega de trabalho faria aniversário. Ela é bem introvertida, então a gente não tinha aquela chuva de informação sobre o que ela gosta… Mas um detalhe – e aí entra a importância de observar as pessoas – salvou o dia: ela tem uma tatuagem das relíquias da morte. O direcionamento que precisávamos para nossa missão estava garantido!

Sabendo que ela é fã do Harry Potter e que gosta de cultura pop e geek, a compra do presente tinha endereço certo: Piticas.  Compramos uma camiseta com a estampa das 4 casas de Hogwarts e uma embalagem com o tema Harry Potter para guardá-la. Possivelmente, este presente por si só já agradaria muito uma fã de HP. Mas não paramos por aí…

Com a ajuda do Google e dedicação, imprimimos alguns itens para completar o presente. Esses itens personalizados fizeram a diferença em nossa ação:

carta de aceitação para Hogwarts + ticket para o expresso de Hogwarts + envelope fechado com brasão

encantando-na-pratica-1      encantando-na-pratica-2

A aniversariante ficou sem palavras. Tirou foto e compartilhou com os amigos.

2. Missão: Xô ansiedade!

Uma amiga estava passando por um período de bastante ansiedade por conta de uma série de desafios que estava enfrentando. Essa ansiedade desencadeou uma alergia daquelas! Queríamos demonstrar que ela é uma pessoa querida e que estávamos torcendo para que aquilo passasse logo. Então juntamos algumas informações sobre nossa “vítima” para criar um momento encantador:

  • Roqueira (com banda e tudo!);
  • Estava estudando a história da marca Johnnie Walker;
  • Há algum tempo se tornou vegetariana e tem buscado uma alimentação mais saudável.

Aproveitando um momento em que nossa “vítima” saiu de sua mesa, deixamos o kit:

chá de folhas de maracujá + bolachas cream cracker + bilhete motivador com a frase Keep Rocking no verso

encantando-na-pratica-3      encantando-na-pratica-4

A imagem do bilhete une o tema Johnnie Walker + o fato de nossa “vítima” ser uma Rock Girl + o significado da frase que é “continue arrasando”. Rolou até textão no instagram!

3. Missão: Presente de casamento

Parte 1

Quando um amigo de longa data decide casar você quer fazer alguma coisa marcante. Eu tinha essa missão: surpreender minha amiga com algo muito diferente. Recebi o convite para participar da organização de um chá de panelas surpresa para ela. Seria uma ótima oportunidade de surpreendê-la como ela merece.

Na empresa que trabalhamos, o Trello é uma ferramenta muito utilizada para organizar tarefas/projetos. Decidi então criar um quadro no Trello com o tema casamento e incluir as tarefas já concluídas e as que estavam pendentes (dentre elas, ser surpreendida por um chá surpresa no local de trabalho). Depois de finalizado, imprimi e emoldurei, para que ela pudesse pendurar na parede ou enfeitar alguma estante. Não tirei foto da moldura, mas o Trello ficou assim:

encantando-na-pratica-5

 

Parte 2

Mas o xeque-mate mesmo foi uma leiteira. Isso mesmo! Uma leiteira! Mas o que essa leiteira tinha de tão surpreendente? Eu explico: Há alguns anos – olha a importância de armazenar dados – numa conversa corriqueira, eu descobri que essa amiga gosta de tomar café com leite bem quente, mas quente mesmo! E ela me disse que na casa dela (que na época era a casa dos pais) havia uma leiteira que apitava quando o leite estivesse bem quente, mas em tempo de desligar o fogo pra não derramar tudo.

A vida seguiu normalmente até o dia em que eu li a lista de presentes colaborativa para o chá surpresa. Dentre os itens estava lá: leiteira. E aí tem algo além do que eu consigo explicar: eu sabia que eu tinha de pegar esse item para mim. Eu tive certeza de que era minha missão comprar a leiteira que apita. Ela levaria essa memória emocional. Um pedacinho da experiência vivida no dia a dia na casa dos pais dela iria para o novo lar. Aquele era o melhor presente que eu podia dar. Não por ser o de maior valor, não por ser o mais bonito, mas por ter sido um item importante na história dela. Por ter valor emocional inestimável.

encantando-na-pratica-6

Rolou abraço na leiteira e áudio emocionado no whatsapp.

Encantamento na prática – 3 Lições aprendidas

Seguem 3 aprendizados que o encantamento na prática nos trouxe:

1. Para encantar, é preciso conhecer

Você já deve ter notado que o que fez a diferença nas histórias acima foi conhecer as pessoas. Quanto mais informação você tiver, mais ideias e possibilidades de encantar vão surgir. Sem conhecer o indivíduo, o máximo que você vai conseguir são ações genéricas. Ações genéricas agradam, mas ações personalizadas surpreendem.

2. Trabalho em equipe é a chave

Se você tem um time de encantadores, tudo é muito mais fácil. Uma informação daqui, uma habilidade dali, uma sugestão de lá… Tudo isso ajuda a criar uma experiência inesquecível. Em todas as ações acima eu pude contar com a ajuda de encantadores para concretizar a ação e isso fez a diferença. É importante reconhecer as pessoas que ajudam nosso trabalho a sair melhor que o planejado.

3. Valor percebido é diferente do valor que sai do bolso

E por último, mas não menos importante: o valor percebido é o que importa. A cartinha personalizada de Hogwarts, o bilhete deixado ao lado do chá e o quadro no Trello são exemplos de itens com custo financeiro baixo ou até mesmo zero, mas de valor emocional inestimável. Eles fizeram a diferença. São tempo e carinho em forma de presente, são itens que carregam personalidade e dedicação.

Espero que as ações acima te inspirem a encantar pessoas. Se você gostou do post, espalhe o movimento compartilhando nas Redes Sociais.

PS: Para garantir a privacidade, o nome dos envolvidos não foi divulgado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *