Como encantar colaboradores: 5 dicas infalíveis

Como encantar colaboradores: 5 dicas infalíveis

Sabe o que as empresas conhecidas por encantar seus clientes têm em comum? Colaboradores felizes e apaixonados pelo que fazem. Funcionários são clientes internos – e um excelente termômetro para medir o potencial de satisfação e encantamento de sua empresa. Neste artigo listamos 5 dicas para encantar colaboradores e os benefícios que seu negócio obterá com isso. Vamos começar?

1. Benefícios que vão além do obrigatório

Empresas encantadoras costumam oferecer benefícios que vão além do vale-transporte, férias e outros garantidos pela CLT. Alimentação gratuita, vale-cultura, licença maternidade/paternidade estendida, participação nos lucros, máquinas de café/snacks e folga no dia do aniversário são alguns exemplos.

2. Saúde e bem-estar

Quando a saúde está afetada, o desempenho tende a diminuir, por mais engajado e feliz que seu colaborador possa estar. Pensando nisso, muitas empresas investem em programas de prevenção e bem-estar que vão além do plano de saúde. Palestras educativas, vacinas, quick massage e ginástica laboral são alguns exemplos. Sua empresa também pode realizar parcerias com academias da região e/ou profissionais para prestar atendimento médico/psicológico.

3. Autonomia

Sabe aqueles atendimentos que viralizam porque os colaboradores identificaram uma oportunidade de surpreender o cliente? O fator chave é a autonomia. Principalmente no que envolve redes sociais, ações que dependem de um processo burocrático de validação acabam perdendo o timing e o que poderia ser uma excelente ação enfraquece. Experimente dar autonomia para seus funcionários surpreenderem seus clientes e veja a mágica acontecer.

4. Incentivo ao aprendizado

Colaboradores qualificados e antenados com o que acontece no mercado trazem muito mais resultado. Realize parcerias com faculdades, escolas de idiomas e cursos de atualização para manter sua equipe afiada. Vale também criar um programa de aprendizado interno, em que os colaboradores compartilham conhecimentos.

5. Programas de reconhecimento

Reconheça entregas que vão além do job description. Pode ser um presente, uma folga, ou até mesmo um mural com os destaques do mês. Há empresas que disponibilizam uma verba para que os próprios colaboradores reconheçam os colegas que se destacaram. E já que encantamento é o nosso foco, registre os casos em que seus colaboradores foram além e encantaram o cliente. Faça esses registros circularem pela empresa, espalhando essa cultura.

Reconhecimento é a melhor forma de estimular alguém – Mário Sérgio Cortella

Agora, cumprindo a promessa lá do ínicio do post, veja os benefícios de investir nas ações acima:

Retenção de talentos

Já dizia a canção: “a gente não quer só dinheiro, a gente quer dinheiro e felicidade”. Profissionais felizes e apaixonados pelo que fazem não consideram apenas a remuneração ao receberem uma proposta.

Menor custo

Já falamos aqui que vale muito mais a pena fidelizar clientes do que adquirir novos, lembra? O mesmo vale para colaboradores. A rotatividade de funcionários gera custos não somente rescisórios, mas também de recrutamento, treinamento e curva de aprendizado do novo colaborador. Vale considerar também o relacionamento dos clientes com os colaboradores. Muitas vezes o clientes é fiel não necessariamente à marca, mas a um atendente/consultor de confiança. Ao perdê-lo seu cliente pode acabar migrando de fornecedor.

Produtividade

Funcionários reconhecidos são motivados a buscar melhores resultados. Se, além disso, você seguir a dica de investir na saúde, como consequência terá ainda mais rendimento e disposição.

Encantamento de clientes

Aqui vale a tão conhecida frase: “só podemos entregar o que temos”. O colaborador encantado repassa essa atitude aos demais colaboradores e todos repassam aos clientes, visitantes e fornecedores.

Como podemos concluir, o caminho para encantar clientes é ter um time preparado, engajado e feliz.

É possível trabalhar e ser feliz no mesmo lugar – Vania Ferrari

Tem mais alguma dica para encantar colaboradores? Comente aqui embaixo e ajude a espalhar encantamento no local de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *