Surpreenda-me se for capaz: 4 lições que os clubes de assinatura têm para nos ensinar

Surpreenda-me se for capaz: 4 lições que os clubes de assinatura têm para nos ensinar

Já reparou na quantidade de clubes de assinatura que estão surgindo? Tem clube para todos os gostos: livros infantis, caixa com itens geek, produtos de beleza e até agências de viagem que escolhem o destino para você.

Na correria do dia a dia, as pessoas buscam por alternativas práticas para tudo, o que não significa abrir mão do desejo de se sentir especial (tarefa nada fácil de executar em um mundo onde tanta coisa é automatizada e massificada).  Entretanto, ao identificar essas duas demandas, os clubes de assinatura mataram dois coelhos com uma cajadada só.

Há quatro fatores que tornam os Clubes de Assinatura esse grande sucesso e podem ser replicados em qualquer negócio. Confira:

Exclusividade

Fazer parte de um clube e pertencer a um grupo seleto de pessoas que têm acesso a determinado produto ou condição especial provoca a sensação de ser único. É algo que todo cliente procura.

Para refletir: tem alguma coisa que meu cliente não encontra em outro lugar?

Comodidade

Com tudo acontecendo ao mesmo tempo e agora, serviços que facilitam o dia a dia, poupando locomoção, busca e burocracias têm conquistado cada vez mais espaço.

Para refletir: o quanto meu negócio facilita a vida do consumidor?

Experiência

Basta fazer uma busca simples no Youtube por clubes como Nerd ao Cubo, Leiturinha, Instaviagem, dentre outros, para ver a quantidade de pessoas compartilhando o momento do unboxing (ato de desembalar novos produtos). Esses vídeos são sucesso, geram milhares de visualizações para o dono do canal e potencializam o marketing boca a boca exponencialmente.

Para refletir: qual história meus clientes têm para contar sobre seu negócio?

Surpresa

Boa parte do sucesso dos serviços de assinatura vem do fator surpresa. É o gostinho de receber uma encomenda e descobrir o que foi preparado (quase) exclusivamente para você. Numa era em que pessoas pagam para ser surpreendidas, não podemos entregar “apenas o combinado”.

Para refletir: meu serviço supera expectativas?

Inspire-se nos Clubes de Assinaturas para surpreender seus clientes. Basta encontrar oportunidades a partir de uma relação sólida e análise de dados. Invista nesses quatro fatores e leve a experiência de seus clientes a outro patamar, gerando a melhor propaganda de todas: a espontânea.

Artigo publicado originalmente no Digitalks.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *